ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Mato Grosso

Autoridades conhecem tecnologias e sustentabilidade da produção de algodão em Campo Verde
Whats App Image 2025 05 26 at 15 06 59

Atividade prática proporcionou aos participantes uma experiência direta com a produção agroindustrial

26 de maio 2025

Por: Vania Costa

Fonte: Ascom Famato

Ministros, juízes, desembargadores e advogados que participaram do Seminário Internacional Multidisciplinar do Agronegócio, realizado nos dias 22 e 23 de maio, encerraram a programação no sábado (24/05) com uma imersão no campo durante o Farm Day, na Algodoeira do Grupo Bom Futuro, localizada em Campo Verde (MT).

A atividade prática proporcionou aos participantes uma experiência direta com a produção agroindustrial. Acompanhados por técnicos e gestores do setor, o grupo visitou a lavoura de algodão, a unidade de beneficiamento da fibra (algodoeira), a biofábrica e outros setores estratégicos da fazenda. O objetivo foi mostrar, na prática, as tecnologias, inovações e práticas sustentáveis adotadas no agronegócio brasileiro.

Do Sistema Famato participaram o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Marcelo Lupatini, e o gestor jurídico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rodrigo Bressane.

“O Farm Day foi uma oportunidade única de mostrar aos representantes do Judiciário e do meio jurídico a complexidade e a responsabilidade com que o agro brasileiro atua. Aqui na Bom Futuro, eles puderam ver que tecnologia, inovação, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente caminham lado a lado com a produção”, destacou Marcelo Lupatini.

Durante a visita, os participantes acompanharam de perto o processo de beneficiamento do algodão, que envolve a separação da fibra, caroço e resíduos. Além da fibra que segue para a indústria têxtil, os subprodutos também têm destino sustentável: o caule da planta é compactado e usado como volumoso na alimentação animal ou como combustível, e o caroço é processado para extração de óleo, utilizado tanto para fins alimentares quanto para produção de biodiesel. O restante é transformado em ração animal.

O desembargador Luiz Ferreira da Silva destacou o impacto de vivenciar, de forma direta, a rotina do campo. “Essa imersão foi reveladora. Pude constatar o alto nível de compromisso do produtor rural com a preservação ambiental e, especialmente, com o cuidado com as pessoas. Um dado que me chamou muito a atenção foi o número reduzido de ações trabalhistas: em um universo de mais de oito mil colaboradores, há apenas 50 ações. Isso é uma demonstração clara de que o produtor cumpre a legislação e conduz sua atividade com responsabilidade social. Confesso que, até então, nunca havia vivenciado essa realidade. Foi uma experiência que amplia nossa visão sobre o agronegócio e desconstrói muitos estigmas que ainda persistem”, afirmou.

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, ressaltou a importância da aproximação entre os operadores do Direito e o setor produtivo rural. “Trazer representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e da advocacia para vivenciarem in loco a realidade do campo é um o importante para fortalecer a relação entre a Justiça e os diferentes setores da sociedade. A experiência proporcionada pelo Farm Day revela, com transparência, a complexidade das operações agroindustriais e o comprometimento do produtor rural com a legalidade, a sustentabilidade e os direitos sociais. A OAB-MT, como instituição parceira do Seminário, reafirma seu papel no fortalecimento do diálogo interinstitucional e na promoção de uma compreensão mais ampla e justa sobre o agronegócio brasileiro”, afirmou.

A ação foi possível graças à parceria entre a Famato, o Senar-MT e o Grupo Bom Futuro, que abriu as porteiras da propriedade para receber o grupo e apresentar um modelo de produção que alia eficiência, responsabilidade socioambiental e inovação.

O Farm Day proporcionou um olhar prático e técnico sobre o agronegócio, aproximando o campo do Judiciário e promovendo um diálogo essencial para o entendimento das dinâmicas que envolvem o setor rural brasileiro.

Matérias Relacionadas