CNA participa de sessão especial em comemoração aos 25 anos da LRF

Sessão foi realizada na quarta (21), no Plenário do Senado Federal
Brasília (21/05/2025) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (21), da sessão especial em comemoração aos 25 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), realizada no Plenário do Senado Federal.
O evento teve como objetivo reconhecer o papel da LRF no equilíbrio das contas públicas e no fortalecimento da disciplina fiscal, além de homenagear os atores que contribuíram para sua implementação.
A LRF foi instituída em 2000 com o objetivo de ampliar os mecanismos de transparência, fiscalização e controle na istração pública.
O vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner, marcou presença na sessão, proposta pela senadora Tereza Cristina (PP/MS).

Segundo ele, a lei é de extrema importância ao colocar um ordenamento aos gestores municipais, estaduais e ao executivo federal, a partir do cumprimento de normas sobre gastos públicos, além de dar previsibilidade para as próximas gestões.
Para Tereza Cristina, a LRF é uma lei clara, corajosa e necessária. “Após a aprovação da lei, o Brasil começou a construir uma nova cultura de gestão pública. Prefeitos, governadores e presidentes aram a prestar contas com mais rigor. O planejamento orçamentário deixou de ser uma peça de ficção”, ressaltou.
Integraram ainda a mesa da cerimônia o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF); o ex-senador Álvaro Dias; ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia, a auditora do Tesouro Nacional, Selene Peres; o ex-ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guilherme Dias e o ministro-substituto do TCU, Weder de Oliveira.